DICAS

Parabéns!

Sei que este é um momento muito especial para você e sua família. Uma fase repleta de expectativas, mudanças, sonhos,... e por que não, ansiedades, dúvidas.

Pensando em sempre poder ajudá-los, organizei algumas questões que permeiam o imaginário da gestante. Fantasias ou realidade? Divirta-se!

Lembre-se: o bom where do you buy viagra senso é o caminho para uma gravidez saudável!

1. A gestação tem 280 dias ou 40 semanas contados a partir do primeiro dia da última menstruação normal.
40 semanas = 10 meses ???
Mais ou menos...se lembrarmos, neste período de 40 semanas, nas duas primeiras semanas a mulher ainda não ovulou e portanto, não pode estar grávida. É apenas uma maneira de tornar o cálculo mais objetivo.
A partir da data da última menstruação podemos calcular a data provável do parto, somando 7 ao dia e extraindo 3 do mês. Neste dia completam-se as 40 semanas.
Exemplo: data da última menstruação foi 04/09/08. Data provável do parto será 11/06/09.

2. O ganho de peso adequado varia conforme o prévio estado nutricional da gestante. Naquelas que estão dentro dos padrões habituais, o ganho ponderal deve estar entre 9 e 13 Kg. Lembre-se que o bebê ganha 3/5 do peso após a 28ª semana, ou seja, nos últimos 3 meses. Deixe uma reserva para este período!

3. Em todos os períodos da gestação preste atenção a estas dicas:

Alimentação:

- muito líquido, em especial água e sucos naturais. De 2 a 3 litros/dia. Além de ajudar o seu bebê, faz bem para a pele.
- tome leite! Pelo menos dois copos grandes/dia. Você pode aumentar a ingestão de cálcio tomado iogurte, comendo queijo.
- coma fibra! Ajuda a controlar o peso e facilita o intestino “preguiçoso”.
- fracione sua dieta. Coma pouco, várias vezes/dia. Escolha o que vai comer, preferindo alimentos saudáveis. A gula é irmã gêmea da gravidez!
- dependendo dos resultados dos seus exames de sangue (sorologia para a toxoplasmose), terá que evitar carnes cruas ou mal passadas. Frutas e verduras devem estar sempre bem lavadas.
- peixe é ótimo, mas evite comer salmão, robalo, garoupa, cavala, peixe-espada, ostras, mariscos.
- evite comer queijos não pasteurizados brie, camembert, gorgonzola (risco de Listeriose).
- diminua o consumo de cafeína.
- evite ao máximo a ingestão de álcool.

Cuidados com a pele e cabelo:

- filtro solar diariamente e se preciso 2x/dia. Preferência àqueles que são à base de gel. São menos oleosos e diminui a chance de ter acne, algo freqüente durante a gravidez.
- se for ficar exposta ao sol, use um bloqueio mecânico junto ao filtro solar (Ex; boné, chapéu, guarda-sol).
- as tinturas de cabelo estão permitidas após o primeiro trimestre (14 semanas). De preferência peça para não passarem junto ao couro cabeludo – diminuem a chance de processos alérgicos e a absorção dos elementos químicos. Não misture cores! O resultado da manipulação de duas ou mais cores podem produzir substâncias que não seguras.
- as alterações hormonais podem mudar a resposta do seu cabelo a cor escolhida, mesmo que seja a utilizada costumeiramente.

Atividade física e postura:

- se ficar muito tempo sentada, use meia elástica média compressão.
- bom senso em qualquer atividade física. Ouça seu corpo! Se tiver cansada, pare. Se puder ponha as pernas para cima, durma! Ah, compras no shopping também cansam e incham as pernas...
- atividades aquáticas relaxam, diminuem o peso da barriga (efeito do empuxo da água), evitam o trauma nas articulações.
- exercício: faça com bom senso! Preguiça e limitação são palavras com conceitos diferentes. Sem dúvida alguma a atividade física ajuda no controle do peso, mas não há grávida com barriga tanquinho.
- para quem já tem uma atividade física regular, os exercícios que tem uma exigência aeróbica intensa (spinning, corrida,etc) devem ser restritos a 50 minutos.

4. Posso? Devo?

- sauna: deve ser evitada. Aumenta a temperatura corporal e pode abaixar a pressão arterial.
- viagens: se for fazer viagens longas, ande a cada de 3 horas. Use meias elásticas, que vão evitar que as pernas inchem e facilitam o retorno do sangue dos membros inferiores, minimizando as chances de trombose.
Atente para a liberação das empresas aéreas. Confira o tempo de gestação permitido para embarcar!
Lembre-se que na volta o seu tempo de gravidez aumentou. Faça as contas!
Aproveite os check-in preferenciais e se possível faça-os antecipadamente pela internet.
- tabaco: não fume e não seja fumante passiva!
- relação sexual: se não for houver uma contra-indicação médica não há nenhum problema. O hormônio progesterona tende a deixar a grávida mais introspectiva, com menos libido. Tudo é normal!

5. Considerações gerais;

- use roupas confortáveis. Se as mamas aumentaram e estão te incomodando, durma de sutiã. Ajuda até a reduzir a possibilidade de estrias.
- pondere tudo o que ler, ouvir e assistir sobre gestação, parto, aleitamento. Filtre as “histórias” de outras pessoas. A sua gravidez não é igual à de nenhuma conhecida.
- me ligue antes de tomar qualquer medicação diferente.
- faça visitas ao seu dentista. É comum a grávida ter cáries e gengivites.
- nos meses finais da gestação seu centro de equilíbrio estará deslocado, suas articulações mais instáveis. Use calçados de salto baixo, evitando torções de tornozelo e joelhos.
- finalmente, seja feliz! Aproveite este momento mágico e conte sempre comigo!

Paulo Alexandre Chinen